quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Aula 10 - Narrativa/Fábula (Filósofos) - Slide/Vídeo book


Resultado de imagem para fábulas

*** Demonstração das opções de Marcadores para categorizar postagens publicadas pelos alunos.



FÁBULA

Fábula: é um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.

Direcionamento Pedagógico:

1º MOMENTO

                                                 RODA DE CONVERSA.
  • Explique aos alunos o que são fábulas.
  • Quais fábulas eles conhecem?
  • Fazer uma lista das fábulas citadas pela turma.

2º MOMENTO

Proposta de Atividade de leitura e escrita
  • Confeccionar um cartaz com as fábulas citadas pela turma.
  • Expor o cartaz no cantinho de leitura:
Na lista de fábulas explorar: a direção da escrita, o espaçamento, letra maiúscula e minúscula e a leitura dos títulos;

Distribua a lista de fábulas para cada aluno para que os mesmos marquem as que já foram lidas.

3º MOMENTO

Leitura da fábula:

                            O CACHORRO E A CARNE
Plano de Aula: SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Fábulas
Plano de Aula: SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Fábulas

O Cachorro e a Carne

Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
          Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
          O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
          Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.

Moral: QUEM TUDO QUER NADA TEM.

                                                                                 ADAPTAÇÃO/FÁBULA DE ESOPO.

1º MOMENTO
Para quem vocês acham que o autor escreveu este texto
Qual o assunto principal?
Do que fala esta fábula?
O que você mais gostou na fábula?
Se você fosse modificar a fábula o que você faria?

2º MOMENTO

Propor para a turma a "reescrita da fábula"

         Organizar os alunos em duplas e solicitar que procedam a reescrita da fábula

3º MOMENTO:
  • Realizar a leitura e a interpretação oral da Fábula
A moral da fábula: Quem tudo quer nada tem. O que podemos entender dessa
afirmação?
Registre a conclusão da turma e peça que os alunos o escrevam na ferramenta Comentários da postagem ou no caderno.

Elabore com a turma uma lista aleatória com nomes de animais. Peça para os alunos copiarem a lista elaborada e circularem os nomes que aparecem na fábula.
  • PATO CACHORRO
  • RAPOSA RINOCERONTE
  • LEBRE LEÃO
  • COBRA GATO
  • RATO GIRAFA
  • O CACHORRO E A CARNE


Encaminhamento:

  1. Clique no  link e faça o download do arquivo em Power Point. Habilite o arquivo em modo de edição.


2. Acesse o link acima, salve o arquivo em sua pasta no computador. Escreva a sua Fábula nos slides inspirada em um pensamento filosófico abaixo. Pode acrescentar slide se sentir necessidade. Não esqueça de colocar ao final da sua Fábula o pensamento filosófico e o filósofo que inspirou seu texto. 

INSPIRE-SE NOS PENSAMENTOS FILOSÓFICOS PARA ELABORAR SUA FÁBULA

A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.
É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho.
Queres ser rico? Pois não te preocupes em aumentar os teus bens, mas sim em diminuir a tua cobiça.
       Epicuro   ______________________________________________________

  1. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
  2. Quanto mais sabe que não sabe, mais sábio é o homem
  3. Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.
  4. Só sei que nada sei.
  5. Os que pensam que sabem e não sabem que não sabem são os mais tolos
  6. Três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente.
  7. Não vivemos para comer, mas comemos para viver.
Sócrates______________________________________________________

  1. O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
  2. O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
  3. Ter muitos amigos é não ter nenhum.
  4. As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.
  5. Todos os trabalhos pagos absorvem e degradam o espírito.
     ______________________________________________________

  1. Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
  2. Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.
  3. Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.
     Platão

   
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  1. Todos vêem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é.
  2. O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.
  3. Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição.
  4. Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.
  5. Os fins justificam os meios.
Maquiavel

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