segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Aula 16 - Elaboração de Planejamento para aplicação na escola



Agora é o momento de elaborarmos um proposta de aplicação na escola. Elabore uma proposta pedagógica contemplando uma de suas produções no Curso Redes Literárias. Sua produção irá servir de base para aplicação da sua proposta na escola. Identifique publico alvo, nível de ensino, objetivo, conteúdos, metodologia. Explicite tudo isso na mesma postagem da produção escolhida e que já se encontra publicada no blog Alunos Literários.

Bom trabalho!

domingo, 22 de dezembro de 2019

Aula 14 e 15 - Narrativas/Novela/Fotonovela (Metáfora - Mito da Caverna) - Estrutura para Fotonovela


FOTONOVELA


Na aula de hoje vamos trabalhar com fotonovela. Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam fotografias em vez de desenhos, de forma a contar, sequencialmente, uma história.
No Brasil, as fotonovelas tiveram um mercado cativo por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 70, representando a ideia de uma imprensa popular feminina, com milhões de leitores de histórias publicadas em revistas com grande circulação nacional.
A primeira revista de fotonovela publicada no Brasil foi "Encanto", pois embora "Grande Hotel" circulasse desde 1947, só em seu nº 210, de 31 de julho de 1951, publicou a primeira fotonovela, intitulada "O primeiro amor não morre". O primeiro número de "Capricho" circulou em 17 de julho de 1952.
Nos anos 1970, mais de 20 revistas de fotonovelas chegaram a circular no Brasil, publicadas por várias editoras: BlochVecchi, Rio Gráfica, Abril e Prelúdio, sendo que, na época, ao contrário das demais editoras que importavam as fotonovelas da Itália, a Bloch produzia suas fotonovelas no Brasil, com a revista "Sétimo Céu".[1]
Em pesquisa de 1974, as revistas de fotonovela só eram superadas, em venda, pelas revistas de quadrinhos infantis. A revista "Capricho", da Editora Abril, era na época a mais vendida (média quinzenal de 211.400 exemplares), perdendo apenas para "Pato Donald", "Mickey" e "Tio Patinhas" (cada uma com uma média periódica aproximada de 400 mil exemplares).[2]
Em 1975, o Instituto Verificador de Circulação analisou a receptividade que as revistas de fotonovelas tinham em todo o país, na venda avulsa. A revista "Capricho" vendia quinzenalmente 273.050 exemplares, sendo que possuía, em todo o país, apenas três assinaturas.[3] Com fotonovelas italianas, "Capricho" também vendia em Portugal e colônias ultramarinas, num total de 11.186, com apenas um assinante, anônimo. Super Novelas Capricho, com circulação quinzenal, vendia 104.903 exemplares, com apenas dois assinantes no Brasil, "Ilusão" vendia quinzenalmente 108.319 exemplares, e "Noturno", com venda mensal de 72.007.
A fotonovela apresenta uma narrativa que utiliza em conjunto a fotografia e o texto verbal. Como nas histórias em quadrinhos desenhadas, cada quadrinho da sequência corresponde a uma cena da história, no caso, corresponde a uma fotografia acompanhada da mensagem textual.
São, em geral, publicadas no formato de revistas, livretos ou de pequenos trechos editados em jornais e revistas, e algumas são divididas em capítulos que, geralmente, têm um desfecho próprio, uma espécie de cliffhanger, que cria suspense e curiosidade no leitor, levando-o a comprar a continuação.
A característica principal das histórias é a intriga sentimental, geralmente apresentando uma heroína de origem humilde que luta por um amor difícil e complicado, alcançando seu objetivo de felicidade no final da narrativa. As personagens são pouco trabalhadas psicologicamente, com características maniqueístas e as consequências são sempre estereotipadas.
Críticos e estudiosos consideraram a fotonovela, quase sempre, como um "subgênero da literatura".[4] Entre os anos 1967 e 1971, Angeluccia Bernardes Habert, como tese de doutoramento no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, pesquisou o campo das fotonovelas, resultando o "estudo de uma forma de literatura sentimental fabricada para milhões", subtítulo que deu à "Fotonovela e Indústria Cultural", editada pela Vozes (1973).[1]
(Fonte: wikipedia)




Assista ao vídeo Mito da Caverna em Quadrinhos. Ao refletir faça algumas analogias a outras situações semelhantes de aprisionamento do conhecimento observado em nossa sociedade. Construa sua história em fotonovela inspirada na metáfora de Platão Mito da Caverna (texto original).  





Formaremos grupos de 3 componentes. Para facilitar a produção disponibilizo a estrutura de quadrinhos acima. Insira as fotos em cada quadrinho. Não esqueçam de colocar os balões de diálogos nas cenas!

ENCAMINHAMENTO:
1. Para baixar o arquivo, clique no link abaixo.
https://drive.google.com/file/d/1hyTNCztXOGCmJ2pZI8fYbs-PxobhBznI/view?usp=sharing
2. Faça sua história com oito ou mais quadrinho/Fotos. O primeiro quadrinho deve apresentar o nome da história e os atores
3. Redija o roteiro. Depois do roteiro pronto, comece a fazer as fotos das cenas de cada quadrinho. Envie as fotos do celular para o whatsapp de um dos colegas. Baixe-as pelo Whatsapp Web no computador em uma pasta do computador. 
4. Distribua as imagens nos quadrinhos, coloque narração e balões de diálogos. Pode também fazer montagens na fotos, inserindo objetos e cenários. Use a criatividade.
5. Salve seu arquivo Power Point como imagem e com o nome da sua história
6. Publique a imagem de sua fotonovela no blog https://alunosliterariosnte.blogspot.com/. Não esqueça de colocar na postagem o nome da história e os autores. Vincule essa postagem ao "Marcador Fotonovela".
7. Faça um direcionamento pedagógico no blog para essa atividade ser aplicada na escola.

sábado, 21 de dezembro de 2019

Aula 13 - Narrativa/Fábula (Filósofos) - Slide/Vídeo book


FÁBULA

5. Ao terminar a produção salvar como MPEG 4



6. Publique o Vídeo em uma nova postagem do blog Alunos Literários
7. Acrescente na postagem do blog um encaminhamento pedagógico para sua Fábula.
8. Coloque a postagem vinculada ao Marcador Vídeo-Book.
9. Verifique se todas as suas postagens estão identificadas com Título e Autor



_______________________________________________________



sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Aula 11 e 12 - Narrativa/Fábula (Filósofos) - Slide/Vídeo book



FÁBULA


3. Após escrever a sua fábula, grave pelo recurso "Gravador de Voz" do seu celular, a narrativa do texto de cada slide. Baixe os áudios no computador e envie pelo whatsapp. 
4. Insira as narrações nos slides e edite os sons e sincronizados com as transições dos slides.




quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Aula 10 - Narrativa/Fábula (Filósofos) - Slide/Vídeo book


Resultado de imagem para fábulas

*** Demonstração das opções de Marcadores para categorizar postagens publicadas pelos alunos.



FÁBULA

Fábula: é um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.

Direcionamento Pedagógico:

1º MOMENTO

                                                 RODA DE CONVERSA.
  • Explique aos alunos o que são fábulas.
  • Quais fábulas eles conhecem?
  • Fazer uma lista das fábulas citadas pela turma.

2º MOMENTO

Proposta de Atividade de leitura e escrita
  • Confeccionar um cartaz com as fábulas citadas pela turma.
  • Expor o cartaz no cantinho de leitura:
Na lista de fábulas explorar: a direção da escrita, o espaçamento, letra maiúscula e minúscula e a leitura dos títulos;

Distribua a lista de fábulas para cada aluno para que os mesmos marquem as que já foram lidas.

3º MOMENTO

Leitura da fábula:

                            O CACHORRO E A CARNE
Plano de Aula: SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Fábulas
Plano de Aula: SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Fábulas

O Cachorro e a Carne

Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
          Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
          O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
          Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.

Moral: QUEM TUDO QUER NADA TEM.

                                                                                 ADAPTAÇÃO/FÁBULA DE ESOPO.

1º MOMENTO
Para quem vocês acham que o autor escreveu este texto
Qual o assunto principal?
Do que fala esta fábula?
O que você mais gostou na fábula?
Se você fosse modificar a fábula o que você faria?

2º MOMENTO

Propor para a turma a "reescrita da fábula"

         Organizar os alunos em duplas e solicitar que procedam a reescrita da fábula

3º MOMENTO:
  • Realizar a leitura e a interpretação oral da Fábula
A moral da fábula: Quem tudo quer nada tem. O que podemos entender dessa
afirmação?
Registre a conclusão da turma e peça que os alunos o escrevam na ferramenta Comentários da postagem ou no caderno.

Elabore com a turma uma lista aleatória com nomes de animais. Peça para os alunos copiarem a lista elaborada e circularem os nomes que aparecem na fábula.
  • PATO CACHORRO
  • RAPOSA RINOCERONTE
  • LEBRE LEÃO
  • COBRA GATO
  • RATO GIRAFA
  • O CACHORRO E A CARNE


Encaminhamento:

  1. Clique no  link e faça o download do arquivo em Power Point. Habilite o arquivo em modo de edição.


2. Acesse o link acima, salve o arquivo em sua pasta no computador. Escreva a sua Fábula nos slides inspirada em um pensamento filosófico abaixo. Pode acrescentar slide se sentir necessidade. Não esqueça de colocar ao final da sua Fábula o pensamento filosófico e o filósofo que inspirou seu texto. 

INSPIRE-SE NOS PENSAMENTOS FILOSÓFICOS PARA ELABORAR SUA FÁBULA

A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.
É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho.
Queres ser rico? Pois não te preocupes em aumentar os teus bens, mas sim em diminuir a tua cobiça.
       Epicuro   ______________________________________________________

  1. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
  2. Quanto mais sabe que não sabe, mais sábio é o homem
  3. Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.
  4. Só sei que nada sei.
  5. Os que pensam que sabem e não sabem que não sabem são os mais tolos
  6. Três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente.
  7. Não vivemos para comer, mas comemos para viver.
Sócrates______________________________________________________

  1. O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
  2. O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
  3. Ter muitos amigos é não ter nenhum.
  4. As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.
  5. Todos os trabalhos pagos absorvem e degradam o espírito.
     ______________________________________________________

  1. Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
  2. Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.
  3. Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.
     Platão

   
______________________________________________________

  1. Todos vêem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é.
  2. O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.
  3. Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição.
  4. Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.
  5. Os fins justificam os meios.
Maquiavel

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Aula 06 e 07 - Narrativa/Quadrinhos - Pixton

Criar História em Quadrinhos a partir da crônica elaborada

Pixton
https://www.pixton.com/br/ - Formato Quadrinhos, HQ e Graphic Novel. Opção Free com cadastro. Modo Iniciante e avançado. Tem opção de inserção de imagem internas e externas de planos de fundo (em algumas versões) e personagens. Caixas de diálogos variadas. Altera expressões faciais pré-definidas ou não, cor da pele e posição dos personagens. No modo avançado tem opções Zoom e descrição da história em texto. Opção de gravação de áudio em algumas versões. Reedição de produção em nuvem. Gera link e embed. Publica nas redes sociais. Quando postado tem modo tela grande. Pode imprimir e baixar produção para assinante. ******

Compare as ferramentas para Quadrinhos/ HQ/ Graphic Novel, iniciante e avançado. Escolha a que melhor possa enriquecer o seu quadrinho. Construa 9 quadrinhos ou mais para desenvolver sua história. 

 

ENCAMINHAMENTO:

Inspirados na Crônica escrita na aula anterior,  elabore quadrinhos com uma das ferramentas proposta: Quadrinhos/HQ/Graphic Novel, Iniciante ou Avançado.  

domingo, 15 de dezembro de 2019

ENCERRAMENTO VÍDEO 2019.2


INTRODUÇÃO



Gêneros literários trabalhados no Curso

O Conto - Características do gênero literário. O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Resultado de imagem para genero textual conto

A novela difere do conto por apresentar uma narrativa mais extensa, assim como difere do romance por ser menor. O gênero literário novela apresenta vários enredos que ao longo da narrativa estabelecem conexões entre si.

Exemplos de meios midiáticos do gênero novela. Ex: Livro, sites, TV e Fotonovela.
Resultado de imagem para fotonovela a dama das camélias

A FábulaFábula (do latim fabula = história, jogo, narrativa) é um texto narrativo alegórico e curto, escrito em prosa ou verso, no qual as personagens são geralmente animais com características humanas como a fala, os costumes etc., e apresentam um ensinamento, uma lição moral para o homem.

Resultado de imagem para genero textual fabula
crônica é um gênero que tem relação com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, conotativa. A origem da palavra crônica é grega, vem de chronos (tempo), é por isso que uma das características desse tipo de texto é o caráter contemporâneo.


Resultado de imagem para genero textual crônicas






https://www.normaculta.com.br/generos-literarios/
Proposta do Curso

Produção de histórias por meio de narrativas escrita e Arte Sequencial (Quadrinhos). Edição de quadrinhos, páginas e e-books em nuvem. Vivências pedagógicas e publicação das produções em blog e demais redes sociais.

Leitura Complementar: 
**

APRESENTAÇÃO

Mapa Mental criado por Liana do Rosário de Moura com GoConqr